Nesta postagem falaremos um pouco sobre mais um dos princípios da Medicina Baseada em Evidências.
A imagem abaixo representa um traçado eletrocardiográfico com a presença de uma Fibrilação Ventricular, entretanto, o que um caso destes tem haver com um dos princípios mais interessantes da Medicina Baseada em Evidências?
A conduta da desfibrilação em uma FV ilustra muito bem este princípio mencionado. O princípio da plausibilidade extrema refere-se a adoção de condutas médicas à despeito da ausência de evidências ciêntíficas. Este princípio muitas vezes está associado a condições de gravidade extrema, em situações na qual seria anti-ético não adotar uma conduta ou quando não seria factível realizar um estudo experimental.
O princípio da plausibilidade extrema relaciona-se a evidência do óbvio, existem determinadas situações em que a conduta é indubitável, onde é extremamente plausível tomá-la.
A título de exemplo, ilustremos uma situação referente ao uso de para-quedas em indivíduos em queda ao saltar de um avião. É muito plausível que o para-quedas atue como redutor de mortalidade nesses indivíduos, assim como, não seria factível realizar um ensaio clínico nestas pessoas com intuito de verificar os benefícios deste artifício na mortalidade. É devido a isto, que a plausibilidade extrema também é chamada de Paradigma do Para-Quedas. Percebam que existem muitas situações amparadas por este princípio, tais como:
O uso de diuréticos no edema agudo de pulmão, a compressão direta de uma artéria lesada num trauma capaz de causar hemorragia, a descompressão no Pneumotórax Hipertensivo, a drenagem de abscessos, a Intubação em um paciente em PCR ou Insuficiência Respiratória, o uso de Adrenalina na Anafilaxia, o uso de antídotos em casos de intoxicação.
Para finalizar é importante ressaltar que este conceito não deve ser banalizado, nem tudo é plausibilidade extrema e quando algo não se enquadra neste contexto, deve ser testado, deve ser demonstrado cientificamente enquanto a efetividade e eficácia. Ademais, diante de uma possível situação de plausibilidade devemos dar importância ao julgamento clínico que frente a uma situação desta deve ponderar entre algo que seja extremamente plausível ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário